domingo, 15 de agosto de 2010

Linguagem de compositor . . .


A letra desse samba é diferenciada , pois propõe-se a trazer uma crítica construtiva a vários artifícios usados com o objetivo de promover este ou aquele artista, independente do nível de reconhecimento que este já possua. Não tenho a pretenção de ser dono da verdade , e não entro nessa análise como um entendido, mas como diz o ditado , quem tem boca fala o que quer, aqui estou eu, expressando talvez apenas minha ousadia , sem grande fundamentos formais ou práticos. Explicando melhor essa tagarelice, me refiro exatamente a quem tenta
fazer-se ou mostrar-se muito bom(e os versos explicarão melhor) associando-se a este ou aquele artista consagrado, ou dizendo-se influenciado por determinado grupo, como a velha guarda de alguma reconhecida escola, seja de onde for. Isso é muito sugestivo, parece muito legal, e gera uma perspectiva interessante. Porém , arte não é um curso de computação que você pode tornar-se bom por ter estudado numa destacada escola. Arte é dom, vocação ,e o "neguinho'' nasceu pra coisa ou não. É na hora de mostrar o que fez, ao vivo, que se consegue
receptividade automatica, quando todo mundo aplaude mais por educação que qualquer outra razão, ou se consegue, no coração do ouvinte, o sentimento de realmente ter conhecido uma melodia interessante, um verso bonito , um tema diferente, ou no mínimo , bem trabalhado. Portanto, deixemos de lado as referências , influências, ou quaisquer artifícios, e tentemos ,de fato, desenvolver a sensibilidade , a alegria , a poesia , a simplicidade ,enfim todos os ingredientes que somados, fazem a essência de verdadeiro samba ou de um sambista . . .


Linguagem de compositor

De: César Sorato

Eu não sou sambista
Mas ouço Cartola
Pelo simples fato
De contemplar o que é bom

Eu não sou do morro
Mas prezo e respeito
Eu faço meu samba
Simplesmente porque tenho dom

Não engulo sapo
E às vezes sou chato
Não me conte história
O que importa é tua emoção

Mostre um verso que escreveu
Uma linda melodia
Porque essa é a linguagem do compositor

Não me diga seus parceiros
Pois nem sempre é verdadeiro
O teu samba é que reflete o teu valor

Ninguém tem que ser bom , que ser bamba
o samba é prazer
Mas não vem repassando boatos
Que viu na TV

Meu peito é que reconhece
E diz quem merece quem devo aplaudir
Me desculpa ser sincero
Eu sou assim

Nenhum comentário:

Postar um comentário